Blog

Aos poucos, mercado imobiliário volta a atrair Investidores, inclusive estrangeiros

Aos poucos, mercado imobiliário volta a atrair Investidores, inclusive estrangeiros

O mercado imobiliário sente este ano os efeitos de uma combinação de queda da atividade econômica, de restrição ao crédito e de aumento das taxas de juros. Em paralelo, os recentes ciclos de lançamentos provocaram um aumento da oferta de imóveis residenciais e comerciais, que, em meio a um cenário recessivo, não encontram demanda suficiente, dificultando a comercialização dos estoques. Apesar deste cenário desafiador, há sempre quem enxergue oportunidades em momentos de crise. A velha máxima de que se deve entrar na baixa para lucrar na alta, porém, exige cautela. Gestores de fundos especializados no segmento imobiliário afirmam que os investidores, especialmente os estrangeiros, voltaram a olhar para o Brasil com mais atenção, mas visando a um horizonte de médio a longo prazo. Os empresários do setor, por sua vez, devem se preparar neste momento para atrair estes recursos, assim que recomeçarem a ingressar ao País.

‘Comparado há um ou dois anos, hoje o poder está na ponta do comprador, não do vendedor. O mercado está propício para se entrar’, diz André Barbieri, diretor responsável pela gestão da Riviera Investimentos. Segundo ele, os investidores institucionais, que ficaram fora do mercado nos últimos anos, estão agora estudando e identificando, seletivamente, oportunidades de aquisições. Essa movimentação acontece, sobretudo, por parte do investidor estrangeiro, que também se beneficia da valorização do dólar frente ao real, o que amplia seu poder de barganha no momento de internalizar seu aporte de capital no Brasil. ‘Os fundos lá de fora contam com muitos recursos, que não são aplicados visando ao curto prazo e que deixaram de ingressar por aqui, nos últimos anos, por conta da alta valorização dos ativos’, afirma.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>